Melhorias nos serviços públicos no Jardim Petrópolis são cobradas no Nossa Voz nos Bairros

0
(foto: Sérgio Santana/GRFM)

O Nossa Voz nos Bairros desta sexta-feira (09) ouviu as demandas dos moradores do Jardim Petrópolis de Petrolina. Segurança, saneamento básico, saúde e transporte público foram alguns dos temas debatidos do programa.

(foto: Sérgio Santana/GRFM)

Segurança Pública
O primeiro assunto foi a falta de segurança na comunidade. Os moradores reivindicaram mais rondas da Polícia Militar. No estúdio, o comandante do 2º Biesp, Tenente Coronel André Luiz destacou a importância do Nossa Voz nos Bairros. “Esse programa é muito importante porque nos coloca mais perto da comunidade pra ouvir os anseios no que toca a segurança pública”, destacou.

De acordo com o tenente coronel, a questão da segurança esta diretamente ligada à iluminação pública. Porque um local que é mal iluminado ele é um atrativo para marginais”. No entanto, mesmo com alguns pontos de iluminação na comunidade, o comandante do 2º Biesp destacou que as ocorrências no bairros caíram 25% de 2018 até julho de 2019.

Rubem Franca da Armup e João Raphael da Compesa. (foto: Sérgio Santana/GRFM)

Rede de Esgoto
O Nossa Voz nos Bairros levou para o Jardim Petrópolis o diretor-presidente da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Município de Petrolina  (Armup), Rubem Fanca e o gerente Regional da Compesa, João Raphael Queiroz para responderem aos questionamento dos moradores que sobre com esgotos estourados nas vias e até obstruções dentro das casas.

O maior problema do bairro é que a rede de esgoto é incompleta, por isso os moradores questionam até a legalidade da cobrança da taxa de esgoto no local. No entanto, o gerente da Compesa justificou que vai reforçar os serviços paliativos de desobstrução e prometeu finalizar a rede de esgoto do bairro.

Lorena Andrade e Cássia Guimarães. (foto: Sérgio Santana/GRFM)

Saúde
O Nossa Voz nos Bairros ainda abordou o atendimento na Unidade Básica de Saúde – UBS Jardim Petrópolis. Os moradores reclamam da quantidade de fichas distribuídas aos pacientes. São apenas 28 para atendimento médico nas quintas-feiras e 10 para atendimento odontológicos nas sextas-feiras.

Anderson Freire e Alisson Oliveira. (foto: Sérgio Santana/GRFM)

Infraestrutura
Nesta semana a prefeitura enviou equipes e fez diversos serviços públicos como limpeza de vias, retirada de mato e até aterramento de esgotos que atrapalhavam a mobilidade dos moradores. Já um dos resultados da mobilização do Nossa Voz nos Bairros que tem como meta facilitar o diálogo e buscar a solução para os problemas da comunidade.

O secretário executivo de serviços públicos, Alisson Oliveira destacou os esforços da prefeitura para ampliar a expansão da rede de iluminação. ‘Só no Jardim Petrópolis já foram investidos mais de R$ 80 mil”. Mas explicou que esse ainda é um problema grave devido ao crescimento desordenado do bairro.

Também foi anunciada a pavimentação de 10 ruas do bairro, ainda em 2019 e sobre a finalização da obra da quadra poliesportiva da comunidade até o final deste ano. O prazo foi dado pelo secretário-executivo de Infraestrutura, Anderson Freire.

Transporte público
A população do bairro Jardim Petrópolis reclama também da falta de pontos de ônibus na Avenida da Cerca. O responsável pelo fiscalização de transporte da Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (Ammpla), César Peres explicou que as construções irregulares e a falta de pavimentação atrapalha o fluxo de ônibus no local. No entanto, César Peres garantiu que a Ammpla está fazendo estudos para encontrar a melhor forma de atender a esses moradores.