Mais de oito mil licenças de funcionamento são emitidas pela Vigilância Sanitária em Petrolina

0

Com o objetivo de atender demandas voltadas à segurança da saúde, ligadas ao setor alimentício ou de prestação de serviço, a Agência Municipal de Vigilância Sanitária (AMVS), tem atuado com eficácia em Petrolina. O resultado disso pode ser visto a partir dos números voltados a vistorias e licenças emitidas na cidade, onde mais de 8 mil inspeções e 8 mil licenças foram realizadas de 2.020 a 2.021.

Mesmo em meio a pandemia, ainda em 2020, a AMVS permaneceu na ativa para assegurar a qualidade e segurança na prestação dos serviços essenciais que continuaram sendo ofertados, com isso. Durante o ano passado foram realizadas 2.300 inspeções, emitidas 2.598 licenças permanentes ou temporárias, e cadastro de 510 novos estabelecimentos. Além disso, também foram feitas 13 interdições por descumprimentos ou incompatibilidade com as normas sanitárias, 24 autos de infrações foram lavrados e mais 38 blitz noturnas em estabelecimentos foram realizadas.

Com o avanço da cobertura vacinal e flexibilização para a volta dos serviços de comércio, as fiscalizações precisaram ser intensificadas. Em 2021 as equipes da Agência Municipal de Vigilância Sanitária realizaram 5.931 inspeções, um total de 1.148 cadastros de estabelecimentos e mais de 5.440 licenças para funcionamento foram emitidas pelo órgão. Com relação à lavratura de autos e identificações de pontos comerciais em descumprimento as normas vigentes, foram registrados: 137 autos de apreensão, 106 autos de infração e 48 blitz noturnas.

De acordo com o diretor-presidente da AMVS, Marcelo Gama, as ações da vigilância visam, exclusivamente, o cumprimento das normas vigentes para garantir a segurança da população. “Nosso papel é extremamente importante para certificar as pessoas que utilizam espaços públicos e privados, que os locais estão dentro das normas sanitárias para prestação de serviço. Em 2.020 tivemos uma intensificação no trabalho, mesmo diante da pandemia, mas nada a se comparar com este ano. Os cuidados precisam ser continuados, a segurança é redobrada e nossa atenção é total para que as normas sejam seguidas”, descreveu.

A Agência Municipal de Vigilância Sanitária disponibiliza os telefones (87) 3864-2738 e (87) 99190-7667 para que as pessoas tirem dúvidas. Denúncias podem ser registradas através da Ouvidoria Municipal, pelo 156.