Justiça afasta prefeito e secretária de finanças de Cedro

0
Prefeito Antônio Inocêncio Leite foi afastado das funções. (foto: Polícia Federal)

O Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5) determinou o afastamento das funções do prefeito do município de Cedro, Antônio Inocêncio Leite. A decisão foi cumprida na quinta-feira (18), pela Delegacia de Polícia Federal em Salgueiro. A Secretária de Finanças do município e filha do então gestor da cidade, Andrezza Saraiva Leite, também foi afastada do cargo.

De acordo com informações da Polícia Federal, o vice-prefeito e o presidente da Câmara de Vereadores do município foram informados sobre o afastamento. Conforme a determinação, Antônio Inocêncio Leite e Andrezza Saraiva Leite, além de outros investigados, ficam proibidos de ter acesso às dependências da Prefeitura.

A decisão foi determinada em decorrência da Operação Chofer, realizada pela PF, que investiga desvio de recursos através de empresas de fachada. As investigações sobre o caso estão sendo realizadas pelos policiais com o apoio da Controladoria Geral da União (CGU).

Segundo a polícia, o prefeito Antonio Inocêncio utilizava de ‘laranjas’ para vencer procedimentos licitatórios e/ou dispensá-los indevidamente. Desta forma, ele fazia apropriação de recursos públicos sem a prestação dos serviços e/ou fornecimento dos produtos.

No dia 15 de maio, cinco medidas cautelares de busca e apreensão foram realizadas por 21 policiais federais. Na residência do prefeito houve apreensão de aproximadamente R$ 45 mil em espécie e R$160 mil em cheques, além um veículo, uma pistola com registro vencido, celular e mídias. Na Prefeitura e nas empresas foram apreendidos processos licitatórios e outros documentos referente a investigação. Em depoimento, o prefeito negou todas as acusações. (com informações G1)