Jovens da Funase preparam literatura de cordel para mostra de artes em Arcoverde

0
(Divulgação/Funase)

Adolescentes em medida de internação no município de Arcoverde, no Sertão de Pernambuco, estão se preparando para a mostra de artes Aldeia Olho D’Água dos Bredos, promovida pelo Serviço Social do Comércio (Sesc). O grupo, composto por cinco socioeducandos, fará a apresentação de um recital e o lançamento de uma obra de literatura de cordel na culminância do evento, prevista para o dia 21 de setembro. A produção do material começou a ser feita nesta semana, durante oficinas de literatura.

Parte das aulas aconteceu dentro do Case/Cenip Arcoverde, unidade de internação e internação provisória administrada pela Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase). Outra parte da carga horária está sendo realizada no Sesc, até a próxima sexta-feira (6). Os socioeducandos estão tendo a missão de desenvolver a montagem de um livro artesanal e de um recital cênico da obra “Encadeia”, da poeta arcoverdense Juliana Aguiar. “É uma atividade que tem tido um efeito muito positivo nos adolescentes, trabalhando a questão da cultura da cidade de forma lúdica”, avalia a coordenadora geral do Case/Cenip Arcoverde, Paula Cibele.

Nesta semana, adolescentes que cumprem medida de internação na mesma unidade também começaram a participar de uma ação de qualificação profissional. Foi iniciada uma turma de Informática Básica para sete alunos. As aulas estão acontecendo no Centro de Informática Popular do município, por meio de uma parceria com a Prefeitura de Arcoverde. (Ascom/ Funase)