INSS prorroga prova de vida de pensionistas por mais dois meses

0
(Foto: Agência Brasil)
(Foto: Agência Brasil)
Foto: Agência Brasil)
Foto: Agência Brasil

O governo prorrogou a suspensão da necessidade de fazer a prova de vida do INSS por mais 2 meses. 

O presidente do INSS, Leonardo Rolim, informou nesta terça-feira (23) que a suspensão da necessidade de realizar a prova de vida para receber benefícios do INSS será prorrogada por mais 60 dias, ou seja, até maio. A suspensão da obrigatoriedade do procedimento acabaria agora no início de março. A necessidade de fazer a prova de vida foi suspensa em março do ano passado, em decorrência da pandemia do novo coronavírus.

Também nesta terça-feira a Secretaria de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia informou que o projeto piloto da prova de vida por aplicativo, através de biometria facial, será ampliado dos atuais 500 mil beneficiários para 5,3 milhões de aposentados e pensionistas do INSS.

Com esse sistema, os beneficiários poderão realizar a prova de vida pelo celular, através do aplicativo MeuGovBR.

A expectativa da Secretaria de Desburocratização, Gestão e Governo Digital é que até a metade de 2022 todos os 36 milhões de beneficiários do INSS possam fazer a prova de vida por biometria. facial.

Os mais de 5 milhões de aposentados e pensionistas que já poderão fazer a prova de vida pelo aplicativo MeuGovBR serão notificados por SMS e pelo aplicativo Meu INSS.