Inscrições para doutorado em Agroecologia seguem até quinta (11); Curso do Vale é o 1º do país

0
(foto: Sertão Agroecológico)

Terminam nesta quinta-feira (11) as inscrições para o Programa de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial – Doutorado Profissional (PPGADT). O curso é ofertado em associação pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e é o primeiro do país.

Estão disponíveis 60 vagas, igualmente distribuídas entre as três instituições associadas. Podem participar da seleção portadores de diploma de curso de graduação e de mestrado (acadêmico ou profissional), emitido por instituição de ensino reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC). As inscrições são realizadas pelo Sistema de Processos Seletivos (PS) da Univasf. O processo seletivo destina um percentual de, no mínimo, 30% das vagas para candidatos negros (pretos e pardos), indígenas e pessoas com deficiência, além de 5% para servidores Técnico-Administrativos em Educação (TAEs).

Os documentos necessários para inscrição estão disponíveis no Edital Nº 13/2019. No ato da inscrição, o candidato deverá informar o nome da instituição onde será realizado o processo seletivo, nomes de possíveis orientadores e o plano de trabalho que siga as linhas de pesquisa do programa.

O Programa de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial visa formar profissionais no âmbito interdisciplinar em diferentes áreas do conhecimento e é formado pelas seguintes linhas de pesquisa: Identidade, Cultura e Territorialidades; Sociedade, Economia e Construção do Conhecimento; Transições Socioecológicas e Sistemas Produtivos Biodiversos; Convivência com o Semiárido, Inovações Sociotécnicas; e Desenvolvimento e Ambiente, Saúde e Sistemas Agroalimentares.

O processo seletivo se constituirá de três etapas: a primeira, de caráter eliminatório, é a análise do plano de trabalho; a segunda, de caráter classificatório, será entrevista com defesa do plano de trabalho; a terceira etapa, de caráter classificatório, será a análise de currículo documentado. O resultado final está previsto para ser divulgado no dia 6 de agosto.