IFBA abre inscrições em processo seletivo gratuito e virtual para cursos técnicos em 2021

0

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) abriu as inscrições para o processo seletivo gratuito deste ano. Por conta da pandemia da Covid-19, a seleção para os cursos técnicos será com base nas notas do histórico escolar, em formato virtual, e não presencial. A instituição publicou os editais 2021, com a oferta de 2.997 vagas para Bahia.

As inscrições estão abertas até o próximo dia 16 de abril e podem ser realizadas no site da instituição. O processo será todo online. “A inscrição será gratuita para garantir que nesse momento de crise os estudantes de qualquer lugar da Bahia possam se inscrever para os nossos cursos”, explica a reitora Luzia Mota.

As vagas são para os cursos técnicos profissionais, nas formas Integrada (Ensino Médio junto ao profissionalizante) e Subsequente (profissionalizante para quem já terminou o Ensino Médio). e os estudantes poderão escolher até duas opções de curso de uma mesma forma no campus de sua escolha.

Para a realização da inscrição, os estudantes que ainda não tiverem obtido o histórico escolar a tempo pela escola poderão, excepcionalmente, apresentar declaração de histórico escolar assinada pelo responsável pela escola conforme modelo disponível no edital ou ‘atestado escolar’, onde constem as notas e o nome completo do candidato (em papel timbrado, carimbado e assinado pelo responsável da escola) ou o conjunto dos boletins (em papel timbrado, carimbado e assinado pela escola). Mas na hora da matrícula o histórico escolar será obrigatório.

As notas analisadas serão do 6º, 7º e 8º ano do Ensino Fundamental para os Cursos Integrados e Concomitantes; e do 1º e 2º ano do Ensino Médio para os Cursos Subsequentes. As notas que não estiverem no padrão numérico deverão ser informadas ao sistema do Processo Seletivo conforme o anexo da tabela de equivalência de conceitos e notas.

O IFBA reserva 50% das vagas para candidatos que estudaram em escola pública, com critérios socioeconômicos (subdivididos entre renda bruta familiar igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita e renda bruta familiar superior a 1,5 salário mínimo per capita) e étnico-raciais (candidatos que se autodeclararem pretos, pardos e indígenas). Também há reserva de vagas para candidatos com deficiência.

Campus Juazeiro

Para o Campus Juazeiro serão oferecidas 160 vagas em duas modalidades: Integrado (ensino médio e curso técnico juntos, disponível para quem terminou ou está terminando o ensino fundamental) e Subsequente (apenas curso técnico, disponível para quem terminou ou está terminando o ensino médio). Os cursos disponíveis são Segurança do Trabalho e Administração. Além do site, quem desejar mais informações é só entrar em contato com a organização pelo telefone (74) 9 9998-0334.