Guia de Newton Matsumoto conta história da viticultura e orienta sobre cultivo da uva de mesa no Vale

0

Ao chegar à região em 1987, Newton Matsumoto era um jovem agrônomo cheio de sonhos e ideais. Montou sua loja de insumos agrícolas e, diante das boas orientações repassadas, não demorou a especializar-se em consultorias. Com o passar do tempo, os planos desse empreendedor ultrapassaram todas as expectativas, ao unir-se a um grupo de produtores que resolveu trazer a viticultura para o Vale do São Francisco. E o que parecia impossível de realizar, ou seja, colher uva em pleno semiárido, tornou-se realidade e consolidou a fruticultura da região como uma das mais promissoras do mundo. 

Os anos se passaram e Newton Matsumoto, cada vez mais, contribuiu para o desenvolvimento do Vale ao compartilhar conhecimento, em suas consultorias e capacitações. Ciente desse legado, o empresário, proprietário da Agropodas, Carlos Furusato, passou a incentivar e patrocinar a produção de um livro. Após anos reunindo conhecimentos, foi lançado na noite desta terça-feira (17) o título “Viticultura do Vale do São Francisco – Um guia prático e técnico sobre a cultura de uva de mesa do Sertão”. O evento aconteceu na sede da Agropodas em Petrolina e contou com a presença de várias autoridades, dentre elas, o prefeito de Petrolina Simão Durando.

“Uma satisfação minha estar participando deste momento. [Petrolina] Teve homens que plantaram as suas sementes, como Newtinho e tantos outros que vieram para Petrolina para deixar o seu legado. E você tem um legado de sucesso, de trabalho e compromisso com a nossa cidade”, afirmou o prefeito, referindo-se ao autor do livro.

Carlos Furusato deixou de lado o discurso pré-programado e falou com coração, ressaltando o momento de celebração da marcante contribuição de Matsumoto com o desenvolvimento da região. “Esse livro foi construído anos atrás, conversando nesses vários cafés que a gente toma junto com os amigos também, Augusto, Jackson e a necessidade de fazer esse livro para que ele divida conhecimento, informações. E como sempre, Newtinho faz muito bem, pensa assim, age assim, na questão de deixar um legado, de ajudar o Vale do São Francisco”, relembrou o gestor, detalhando o papel desempenhado pela Agropodas, que empresariou a publicação. 

O ex-deputado federal, Guilherme Coelho enviou um vídeo parabenizando Newton Matsumoto pela iniciativa. “Eu quero fazer aqui uma comparação: A gente não pode falar da irrigação do Vale do São Francisco, sem falar no saudoso Osvaldo Coelho. E nós não podemos falar da uva de mesa do Vale do São Francisco, sem falar em Newtinho. Ele foi um grande presente que o Sul do país nos deu. Chegou e formou pessoas que até hoje o admiram. Ele é o professor dos professores, um homem focado, que reúne gente, que dá a sua vida para ver as nossas uvas cada vez melhores, produzindo mais e com o custo menor”, relatou.

Grato às jornalistas que colaboraram com a elaboração do Guia, Newton Matsumoto detalhou o processo produtivo da publicação e destacou a possibilidade de publicar novos livros no futuro. “Como eu pensei nesse livro? Contar, na verdade, registrar tudo que passou nesses períodos todos, mas não poderia ser um livro porque, em cada coisa que eu dissesse precisaria citar um autor, ou trabalho publicado. Então optei por escrever um guia. Mas para quem? Para quase todos vocês que chegaram um dia na região e disseram que queriam plantar uva, mas queriam saber como começar. Esse livro foi escrito exatamente para que uma pessoa chegasse aqui e pudesse ver quais as regiões que existem, vantagens, desvantagens qual a sequência, tipos de solo, e aí vai escrevendo a história e a sequência, mas pensando no produtor que chega aqui e abraça a causa da uva”, reforçou.

O livro “Viticultura do Vale do São Francisco – Um guia prático e técnico sobre a cultura de uva de mesa do Sertão” pode ser adquirido na sede da Agropodas, localizada na Avenida Honorato Viana, nº 892, bairro Gercino Coelho, em Petrolina.