Governadores do Nordeste solicitam cronograma de entrega das vacinas ao Butantan e Fiocruz

0
Foto: Ascom PMP

O Fórum dos Governadores do Nordeste encaminhou ofícios para o Instituto Butantan e Fiocruz pedido de apresentação do cronograma atualizado de vacinação contra a Covid-19. Os gestores ponderam que é impossível fazer um planejamento para enfrentar a crise sanitária sem essas informações.

Os gestores tiveram uma notícia boa: as duas milhões de doses da Serum previstas para quinta feira (25) foram antecipadas para chegar ao Brasil na terça-feira (23). Representante do Instituto Butantan, a Dra Nisia Trindade disse aos gestores que já agendou com sua equipe e equipe da Serum da Índia uma agenda para próxima segunda-feira (22) para tratar da data de entrega de 4.000.000 de doses prontas previstas março e também outros 4.000.000 previstos para abril.

A situação brasileira é crítica, alguma ou uma soma de coisas novas e ruim está acontecendo: a transmissibilidade acelerada, mais adoecimento, mais doentes graves e com mais tempo de internação, e o pior: mais óbitos”, lamentou Wellington Dias, presidente do Consorcio Nordeste e coordenador da temática de vacina no Fórum Nacional dos Governadores.

Por tudo isto, ainda ontem à noite nós os governadores do Brasil decidimos não mais esperar, entramos em campo para transformar as propostas de Memorando de Opção de Compra em contrato de compra de quem puder fornecer mais vacinas para o Brasil, pelas regras do Plano Nacional de Imunização e vamos procurar o setor privado, embaixadas, quem puder ajudar“, afirmou.