Gestantes de Juazeiro que estão no Bolsa Família podem receber benefício extra

(Foto: Divulgação)


Gestantes de Juazeiro que estão no Programa Bolsa Família podem receber benefício extra pelo período de até nove meses da gestação e até seis meses depois do nascimento do bebê (período recomendado pela Organização Mundial da Saúde para a amamentação).

O ‘Benefício Variável à Gestante’ é concedido pelo Governo Federal às mulheres cadastradas desde o pré-natal, com o objetivo de oferecer mais nutrição à criança nesta fase tão importante da vida, oferecendo melhor desenvolvimento em todos os aspectos às crianças de famílias de baixa renda. O valor do benefício é de R$ 41,00.

Em Juazeiro, a prefeitura pretende cadastrar 899 gestantes em acompanhamento pré-natal, neste primeiro semestre. Até a primeira semana de abril, 212 mães procuraram o benefício na Secretaria de Saúde (Sesau). A Prefeitura de Juazeiro quer cadastrar 2 mil mulheres no Benefício Variável à Gestante até o final do ano.

“Para ser inserida no Benefício Variável à Gestante, a mulher grávida precisa se enquadrar nos critérios estabelecidos pelo programa. O Cadastro é feito na Gerência de Nutrição da Sesau, e segue para análise do governo. Esse processo, até o primeiro pagamento, demora em torno de 90 dias. O benefício passará a ser contado quando o Sistema Único de Saúde (SUS) for informado sobre a gravidez. Após o nascimento da criança, a mãe deverá apresentar a certidão do bebê na Casa do Bolsa Família e pode receber o benefício por mais 6 meses”, explicou a gerente de Assistência à Nutrição de Juazeiro, Beatriz Lopes.

Documentos

A mulher grávida deve apresentar para o cadastramento no programa, o cartão do Bolsa Família e cartão da gestante, na Gerência de Nutrição da Secretaria de Saúde de Juazeiro (Shopping Águas Center, Avenida Adolfo Viana), de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 12h.

Compartilhe:

Ouça nosso podcast: