Gerente de Educação no Trânsito de Petrolina faz alerta que mototaxista irregulares podem colocar condutores e passageiros em risco

0

As motos são uma alternativa mais viável para a mobilidade de pessoas em curto espaço de tempo, e esse tipo de  frota, por parte do serviço de mototaxista, vem crescendo na cidade de Petrolina, principalmente em períodos de festas. Esse aumento acende um alerta: a presença de mototaxistas clandestinos. O Nossa Voz vem recebendo denúncias da prática irregular do serviço. 

Em entrevista ao programa, o Gerente de Educação no Trânsito da AMMPLA, Jilmar Barros, reforçou a importância da população em identificar se o mototaxista está regularizado.  Para exercer a função é preciso ter alguns pré-requisitos: precisa ter o curso, a moto tem que está emplacada na categoria particular, na cor vermelha, existe um fardamento e colete”, contou. 

Em Petrolina são cerca de 850 profissionais regularizados e existe um número máximo de vagas disponíveis, dos quais já estão preenchidas.  Jilmar explicou que é inteiramente proibido a prática do transporte irregular de pessoas. “Os mototáxis clandestinos não podem rodar, a própria legislação do trânsito proíbe essa prática. Se alguém for flagrado, ela poderá sofrer com a penalidade de multa. A lei federal dá essa concessão ao transporte dos municípios e existe a lei que regulamenta os pré-requisitos para exercer a função de mototaxista”, afirmou. 

O gerente de educação reforçou que a população pode atuar como agente fiscalizador.  Ao ver algum mototaxista clandestino, não solicitem, não aceitem a rodada, porque acaba contribuindo para aumentar esse índice. Os que estão regulamentados são pessoas que estão preparadas para está nas vias e cumprir a legislação”, contou.