Fiocruz recebe nova remessa de IFA nesta quinta-feira (25)

0
São Paulo - Inauguração da linha final de produção da vacina contra febre amarela na unidade Libbs Farmacêutica, uma empresa privada que fez acordo de transferência de tecnologia com o Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos) da Fiocruz (Rovena Rosa/Agência Brasil)
(Foto: Ilustração – Rovena Rosa/Agência Brasil)

A Fiocruz confirmou que chegará nesta quinta-feira (25), vindo da China, um lote de Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) suficente para a produção de 6 milhões de doses da vacina contra a Covid-19 da vacina da AstraZeneca/Oxford. No final de semana, a fundação do Ministério da Saúde recebe mais dois lotes do IFA, que serão usados na produção de 12 milhões de unidades do imunizante.

Também no final de semana, a Fiocruz vai entregar 3,9 milhões de doses da vacina, concluindo as entregas de março. Pelo cronograma atual, mais 18,8 milhões de vacinas ficarão prontas em abril, 21,5 milhões em maio, 34,2 milhões em junho e 22 milhões em julho. No total, serão entregues mais 100,4 de doses.

“Começa devagar e vai aumentando gradativamente. Isso é normal na fabricação de vacinas e remédios com tecnologia nova.”, destacou a fundação, em nota para a imprensa . A partir do segundo semestre, com a incorporação da tecnologia para obtenção do IFA no país, a Fiocruz prevê entregar mais 110 milhões de doses, incluindo a produção 100% nacionalizada. Fonte: CNN Brasil