Fiocruz identifica pela primeira vez variante brasileira do coronavírus em moradores de Pernambuco

0
Diagnóstico laboratorial de casos suspeitos do novo coronavírus (2019-nCoV), realizado pelo Laboratório de Vírus Respiratório e do Sarampo do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), que atua como Centro de Referência Nacional em Vírus Respiratórios para o Ministério da Saúde
(Foto: Reprodução)

Cinco casos da variante brasileira do coronavírus foram identificados em pacientes com Covid-19 em Pernambuco. O sequenciamento genético que atestou a presença da P1 no estado foi feito pelo Instituto Aggeu Magalhães (IAM/Fiocruz PE) a pedido da Secretaria de Saúde (SES-PE). O resultado foi divulgado nesta quinta-feira (25) e é a primeira confirmação feita em moradores do estado.

Em fevereiro, o Instituto Aggeu Magalhães encontrou a variante P1 do novo coronavírus nas amostras biológicas de dois pacientes de Manaus transferidos para Pernambuco. Na época, as outras 36 analisadas eram de outras linhagens que circulavam previamente do Brasil, mas não a P1.

Nesse estudo de agora, a variante foi encontrada nas amostras de quatro mulheres e um homem, com idades entre 21 e 70 anos, sendo três deles moradores do Recife, um de Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana, e a quinta de uma pessoa residente em Petrolina, no Sertão. Elas adoeceram entre janeiro e março.

O instituto recebeu 80 amostras do Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen-PE), escolhidas de forma aleatória e contemplando todas as regiões do estado. Outras 10 foram de funcionários do próprio Aggeu Magalhães.

O processo para preparo das amostras, extração do RNA e posterior sequenciamento e análise dos dados leva, em média, duas semanas. O pesquisador da Fiocruz de Pernambuco, Gabriel Wallau, afirmou que o resultado corrobora a tese de que a P1 é a que domina atualmente em Pernambuco, como havia sido indicado por um comunicado técnico do Observatório Covid-19.

Em nota, o secretário estadual de Saúde, André Longo, apontou que já era esperada a presença da variante no estado e reforçou a necessidade do uso correto de máscara como forma de prevenção. Longo também lembrou que estado tem registrado uma crescente de casos em todas as regiões do Estado e um aumento expressivo nas solicitações de leitos.

O Lacen-PE informou que vai seguir encaminhando para a Fiocruz amostras biológicas de pacientes positivos para a Covid-19 com o intuito de monitorar a circulação do vírus no estado e que esse vai ser um trabalho periódico.

Dados da pandemia

Nesta quinta-feira (25), faz um ano da primeira confirmação por morte por Covid-19 em Pernambuco. Neste mesmo dia, o estado também bateu pelo segundo dia recorde de confirmações de pacientes com a doença em um único dia: 2.786 novos casos em 24 horas. Esse foi o maior número desde o começo da pandemia. (Fonte: G1 PE)