Fé e tradição: 79° Missa do Vaqueiro acontece em Petrolina e emociona participantes

0

Logo no primeiro horário da manhã deste domingo (26), o gibão e chapéu de couro já podiam ser vistos nas imediações do Estádio Paulo de Souza Coelho. Em pouco tempo, a concentração atraiu diversos vaqueiros que saíram em cortejo até a Orla de Petrolina. Uma relação de fé e tradição, a Missa do Vaqueiro acontece há 79 anos no município. A celebração faz parte do ciclo junino e é promovida pela Associação dos Vaqueiros de Cristália e a Prefeitura de Petrolina.

Neste ano, o evento ocorreu mais perto do Rio São Francisco, deixando a festa ainda mais bonita. De crianças a idosos, a manifestação de fé e cultura emocionou a todos. A missa foi celebrada pelo padre José Guimarães e teve a participação do Coral Homens do Terço da Cohab Massangano, Zezinho do Violão, Coral Aboio de Serrita e o Quinteto Violado, além de um show com o cantor alagoano, Delmiro Barros.

Montado a cavalo e acompanhando o cortejo de perto, o prefeito Simão Durando, ao lado do deputado federal, Fernando Filho, do estadual Antônio Coelho e do ex-prefeito Miguel Coelho, destacou a importância do retorno da celebração. “Esse é um dos eventos mais bonitos e emocionantes de Petrolina. É uma festa que carrega muita história. O vaqueiro faz parte do nosso povo, da nossa história, portanto, é nossa obrigação manter viva”, frisou.

O evento iniciou na noite anterior, no Forró da Espora, reunindo vaqueiros de mais de 40 localidades em uma comemoração.