Estudantes da área irrigada de Petrolina recebem acompanhamento oftalmológico

0

A parceria entre a Prefeitura de Petrolina e HU/UNIVASF/EBSERH segue garantindo mais qualidade de vida aos estudantes da rede Municipal. Neste mês de maio, as equipes de oftalmologistas e odontólogos do projeto “Consultório Itinerante”, estarão atendendo 100% dos alunos da Escola Municipal José Esmerindo de Souza, no Projeto Maria Tereza.

A iniciativa tem o objetivo de identificar e enfrentar problemas de saúde nas crianças e, dessa forma, melhorar o aprendizado durante as aulas. Só até 2019, mais de 19 mil estudantes foram examinados em 29 escolas públicas, para identificar a existência de alguma limitação na visão que pudesse prejudicar a capacidade de leitura e aprendizado. Após avaliação, os alunos diagnosticados com problemas como miopia, hipermetropia ou outro distúrbio, ganharão, sem nenhum custo, óculos de grau. Os estudantes também receberão orientação em saúde bucal e distribuição de kit odontológico

Para a secretária executiva de Ensino, Rosane Costa, a continuidade do projeto, mesmo na pandemia, é de fundamental importância. “Por conta do ensino remoto, muitos dos nossos estudantes estão fazendo uso das telas em suas casas, seja no celular ou computador. Identificar esses problemas de visão e corrigir o quanto antes é um importante passo para o fortalecimento da aprendizagem”, destaca.

Toda programação é organizada pelo HU/UNIVASF/EBSERH em parceria com a escola, sem gerar aglomeração e mantendo todos os cuidados necessários durante a pandemia.