Escolas da rede particular retomam aulas presenciais em Pernambuco

(Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

As aulas presenciais dos estudantes do ensino infantil e ensino fundamental (1º ao 5º ano) retornaram, nesta segunda-feira (5), em Pernambuco, após o período de quarentena rígida e flexibilização das atividades econômicas. A retomada acontece de forma gradual, acontecendo apenas na rede privada. 

A autorização para retomada das atividades presenciais da educação em Pernambuco foi anunciada na última quarta-feira (31), pelo Governo do Estado. 

No Colégio Dom, em Olinda, alunos já retornaram para as atividades de forma presencial, que foi cercada de expectativas, como conta a coordenadora pedagógica, Cibely da Luz. 

“Existem famílias receosas com essa nova fase da doença e não enviaram os alunos. É uma recepção afetiva, mas garantindo o distanciamento social. A expectativa foi grande, a gente sabe da importância de se ver presencialmente. Orientamos muito sobre os cuidados que devem ser adotados, fizemos reuniões com os pais para ter um retorno correto”, disse. 

Cibely conta que os responsáveis que preferiram não autorizar o retorno das aulas presenciais dos alunos, os estudantes irão assistir às aulas pelo modelo híbrido.

No dia 12 de abril, a rede privada estará liberada para retomar aulas do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e as do ensino médio.

Já na rede pública estadual, a volta começa no dia 19 de abril, com o 3º ano do ensino médio, todo o ensino infantil e do 1º ao 5º ano do ensino fundamental.

No dia 26 de abril, poderão voltar o 2º ano do ensino médio e 8º e 9º anos do ensino fundamental.

Por fim, no dia 3 de maio, estão autorizados a voltar o 1º ano do ensino médio e 6º e 7º anos do ensino fundamental.

As redes municipais têm retorno previsto para o dia 26 de abril, onde cada município irá decidir pelo cronograma a ser seguido. As aulas nas redes municipais estão suspensas desde março de 2020, há mais de um ano.

(Folha PE)

 

Compartilhe:

Ouça nosso podcast: