Equipe da rede municipal de ensino de Juazeiro participa de capacitação sobre novo sistema que registra frequência de alunos beneficiários do Auxílio Brasil

0

Foi realizada nesta quinta-feira (28), uma capacitação sobre o novo ‘Sistema Presença’, que é a plataforma para registro de frequência escolar de beneficiários e beneficiárias do Programa Auxílio Brasil, do Governo Federal. A formação, que aconteceu no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, foi uma parceria entre o Governo Estadual e a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), e contou com a presença dos secretários escolares do município, de escolas públicas e privadas. A superintendente de Gestão Escolar Programas e Projetos da Seduc, Alexandrina Araújo, esteve presente no treinamento.

Sobre o sistema

O Sistema Presença é gerido pelas unidades escolares, que são as responsáveis por informar a frequência escolar dos alunos cujas famílias sejam beneficiárias do Programa Auxílio Brasil, programa social de transferência direta e indireta de renda, coordenado pelo Ministério da Cidadania, destinado às famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza em todo o país.

Incentivo

De acordo com Ana Tavares, coordenadora municipal do Sistema Presença, o programa incentiva que os alunos frequentem as aulas e os responsáveis participem mais ativamente da vida escolar das crianças. “Além de monitorar a frequência escolar, o sistema garante o recebimento do benefício e ajuda a combater a evasão escolar, que aumentou principalmente com a pandemia”, ressalta Ana. A secretária escolar da EMEI Nosso Senhor dos Aflitos, no bairro Piranga, Leonice Teonília, aprova a implantação do Sistema Presença. “Com todo o apoio que recebemos, nós ajudamos as famílias e também o aprendizado dos alunos”, salientou.