Energia limpa e economia para os cofres públicos: usina solar em Rajada está quase pronta

0
(Foto: Divulgação)

O parque solar que está sendo construído em Rajada, distrito de Petrolina, está chegando à sua etapa final de implantação. A usina de energia limpa chega à região através de uma Parceria Pública Privada (PPP) com a prefeitura, para produção de energia, no qual, renderá uma economia ao município de cerca de R$ 2 milhões por ano.

“Nosso sol que tanto abençoa a nossa cidade, agora também irá gerar energia limpa para a prédios e unidades de saúde pertencentes ao município, através do programa Mais Luz. Nosso prefeito, Miguel Coelho, tem sempre enxergado à frente, colocando Petrolina como uma cidade com, cada vez mais, qualidade de vida. Nesse período de pandemia, além de conseguirmos otimizar os investimentos públicos, ainda estamos gerando emprego para várias famílias da região de Rajada”, destaca o secretário executivo de Serviços Públicos, Alisson Oliveira. 

O contrato com a Prefeitura de Petrolina prevê uma parceria de 25 anos. A usina está com 99% de execução, com previsão de iniciar o fornecimento de energia no começo do próximo semestre. A Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra), por meio do programa “Mais Luz”, é a responsável pelo acompanhamento do processo.

Sobre a usina solar:

A usina fotovoltaica possui 12 hectares de terra. No local, serão três usinas: uma com geração voltada para prédios públicos em geral, outra para unidades de saúde e a terceira para venda própria da empresa. Essa parceria representará cerca de R$ 1,8 milhão, poupados aos cofres públicos por ano.