Em visita a Pernambuco, Bolsonaro faz afagos a nordestinos, cita desvio de recursos por governos petistas e volta a criticar medidas tomadas durante a pandemia

0

O Presidente da República, Jair Bolsonaro, visitou nesta terça-feira (8) as instalações da Estação De Bombeamento 3 (EBI-3), da Transposição Do Rio São Francisco, no trecho localizado em Salgueiro. Bolsonaro chegou ao local por volta das 10 da manhã e após calorosa recepção dos seus simpatizantes, fez uma visita às instalações da unidade onde participou da inauguração do núcleo de controle operacional da transposição.

A EBI 3 é um conjunto de motobombas, válvulas e acessórios que fornecem volume contínuo de água para distribuição às populações beneficiadas com o eixo norte da obra. Composta pelos eixos norte e leste. A conclusão do trecho leste aconteceu ainda em 2017, enquanto a parte norte recentemente finalizada, passa a atender mais de um milhão de pessoas, em 46 cidades de Pernambuco e Paraíba.

Na comitiva presidencial estavam os Ministros do Desenvolvimento Regional, Roberto Marinho, Turismo – Gilson Machado, Cidadania – João Roma , além do Secretário de Recursos Hídricos Sérgio Rocha.

Após a visita a obra, seguiram-se pronunciamentos, que deixaram claro a estratégia do Presidente e de seu staff, de destacar as ações do governo e impor um desgaste ao PT e o ex-presidente Lula, vistuais adversários no pleito do próximo mês de outubro.

Entre os mais empolgados estava o Ministro do Turismo Gilson Machado, que fez piadas, comparações e até poesia para criticar a gestão petista e ressaltar as virtudes do atual governo. Sobrou ate pro governo do estado, que segundo ele, recebeu dinheiro do governo federal mas não investiu os recursos para acabar com a falta de água para a população de Salgueiro. “ Porque não Secretario Sergio… porque não Ministro Rogério…nós não vamos criar uma nova Petrolina aqui em Sertania. Já temos a prospecção de área, temos solo fértil, temos aeroporto. Agora o governo do estado não tem feito a sua parte. Recebeu os recursos… 17 milhões para fazer as adutoras e não tem feito. Por isso prefeito, que água veio de Cabrobó e chaga a Salgueiro, mas a água de Salgueiro não chega a Salgueiro…entendeu ? ” ironizou.

As críticas ao governo do estado, foram endossadas pelo Ministro do Desenvolvimento Regional Rogério Marinho. Ao comentar a solicitação do vice-prefeito de Salgueiro Edilton Carvalho, que pediu ao presidente que ajudasse a população salgueirense que estava a 18 dias sem água, Marinho lembrou ao gestor municipal que governo federal já fez sua parte. “O meu amigo vice-prefeito, que recebemos com todo carinho. Enrendemos sua dor e o clamor de boa parte da população. Agora eu peço que entenda, que o Presidente da República não pode intervir na Compesa. O presidente não pode buscar água no canal e entregar a Companhia de Saneamento do Estado de Pernambuco. Nos temos um convênio de mais de 17 milhões, recursos na conta do governo do estado desde de ano passado, para que as pequenas adutoras ao longa do canal possam ser feitas. Esse dinheiro não foi gasto nenhum centavo. Nos temos uma obra da adutora que vai ser puxada aqui do canal, que vai permitir que 2 milhões de pernambucanos tenham água tratada nas suas casas. Nós já pagamos quase 80% de 1,4 bilhões de reais. Esse governo não discrimina, esse governo não da as costas pras população que são governadas por partidos diferentes. O prsidente tem nos dito constantemente, abrace o nordeste” destacou.

O presidente Jair Bolsonaro falou por 17 minutos, durante esse tempo ele acusou as administrações petistas de desviar trilhões de reais, da transposição, do BNDES, Petrobras e Caixa Econômica. Bolsonaro fez questão de comentar que tem carinho pelo povo nordestino, e citou que sete de seus ministros são nascidos nonordeste.

Ao falar sobre a gestão da crise trazida pela pandemia, o presidente disse que muitos erraramm ao defenderem ideia de que todos ficassem. “ Eu não quero criticar agora governador ou prefeito, muitos erraram tentado acertar o que é comum. O duro é não ver que aquele que errou não queira reconhecer o seu erro. Quando determinaram que vocês ficassem em casa – aqui tem muita gente que vivem da informalidade, do emprego humilde sem carteira ou sem estabilidade. Fazer o que em casa ? Muitos trabalhavam durante o dia para levar um prato de comida a noite para sua família. Lookdown, fique em casa , toque de recolher, a vida continua p. Criamos um tempo recorde o Auxilio Emergencial, muitos da oposição criticaram. O gasto com o auxilio emergencial , equivaleu a 15 anos do Bolsa Família. O endividamento mensal beirava os 50 bilhões. Isso não é nada perto do endividamento da Petrobrás, perto do endividamento do BNDS, os o desviado no período vermelho, da Caixa Econômica Federal” criticou.

De Salgueiro, o presidente Bolsonaro seguiu, ainda nesta terça, para a cidade de Jati, no Ceará. Por lá, Bolsonaro participou do ato de liberação de água da Barragem de Jati até o Cinturão de Águas do Ceará.