Em Cabrobó professores vão promover manifestação em prol do reajuste do piso salarial da categoria, prefeito diz que só efetiva o aumento de tiver garantia de recursos

0

Os Sindicatos dos Servidores Municipais (SINDSEMC) e dos Trabalhadores em Educação de Cabrobó (SINTEC), comunicaram nesta quinta-feira (17) por meio de nota, que pretendem promover uma manifestação na próxima segunda-feira (21) em prol cumprimento da portaria do Governo Federal que determina um reajuste de 33,24% sobre o Piso Nacional da categoria.

Na última segunda-feira (14), um grupo de professores e sindicalistas foram até a Câmara De Vereadores de Cabrobó, pressionar os parlamentares para que cobrassem do executivo uma posição sobre o tema. A portaria que estabelece o valor do reajuste foi assinada pelo Presidente Jair Bolsonaro no último dia 4, mas segundo os representantes dos educadores o Prefeito Galego de Nanai (Avante) ainda não apresentou uma proposta satisfatória para a classe.

A Presidente do Sintec Cabrobó, Rosineide Gomes reconheceu que já existe um consenso entre a categoria de não ir para as salas de aula casa o gestor não oficialize o reajuste. “O que nós esperamos do Prefeito Galego de Nanai é que ele conceda o reajuste de 33,24 % na integra a toda a categoria – ativos e inativos, como determina a Lei. O que já está acordado, entre a classe, tanto dos professores de 200 horas, tanto dos de 150 horas é não retornar às suas atividades em sala de aulas, sem antes receber o pagamento do piso salarial. Isso é fato. Mas acredito que não vai chegar a esse extremo “, ressaltou.

Durante entrevista concedida ao Programa Nossa Voz da Grande Rio FM Cabrobó, nesta quinta-feira (17), o Prefeito Galego de Nanai, destacou que poucos professores do município ganham um salário menor que o piso da categoria e que esses já podem contar com o reajuste.

No entanto, o gestor explicou que só poderá repassar o aumento para todos os profissionais, se tiver a certeza de que terá recursos para manter os novos salários em dia. “Se eu tiver a garantia que o recurso que virá, vai me permitir pagar os 33 % para quem já recebe acima do piso, eu pago acima do piso. O que não posso fazer é dar um passo maior do que a perna e os mesmos professores que hoje estão me pedindo reajuste, daqui á uns meses estar na porta da prefeitura pedindo salário. Porque não vai estar recebendo. Então precisamos ter responsabilidade na condução da coisa pública e fazer da forma correta. O Presidente da República disse : onde faltar dinheiro manda uma cartinha que a gente manda o recurso. Eu vou fechar as contas, vou fazer uma estimativa do aumento do repasse e vou mostrar ao sindicato. Olhe tá aqui o valor, o que veio é isso. Pronto se o que veio a mais é isso. Vamos negociar? Não, prefeito esse valor não dá. Então vamos todos juntos escrever uma cartinha para o presidente que se comprometeu a complementar até chegar no valor que vocês querem. Se o dinheiro chegar, eu dou até mais que 33%, agora eu preciso ter a garantia do recurso. Porque que eu não posso fazer isso… os mesmos professores que agora estão pedindo o piso, daqui as dois meses vão estar na porta da prefeitura pedindo o salário” explicou.

Manifestação

De acordo com a nota enviada pelo sindicato, a manifestação da próxima segunda-feira começará às 7h30min, com uma concentração dos profissionais em frente a sede do Sindicato dos Servidores Municipais. Em seguida os professores vão se dirigir para o pátio da prefeitura, onde devem permanecer por algumas horas. A manifestação terá continuidade no período da noite, momento em que os servidores da educação vão se reunir em frente à Câmara de Vereadores.