Ex-prefeito Diniz Cavalcanti lembra ações na prefeitura de Petrolina

0
(foto: reprodução)

No Blog Nossa Voz entrevistou o ex-prefeito de Petrolina, Diniz de Sá Cavalcanti. Uma oportunidade de relembrar a história do município e destacar o trabalho feito por alguns dos prefeitos que geriram o município ao longo desses 124 anos.

Hoje aos 93 anos, Diniz Cavalcanti deixou seu nome na história do município, gerindo a cidade por duas vezes, atuando como vereador, deputado estadual. Mas antes disso, Seu Diniz também bem escreveu uma história de sucesso e determinação, se tornou um grande empreendedor nos ramos dos transportes, no comércio de combustíveis e na fruticultura.

O Passado e o legado

Diniz Cavalcanti recebe título de Cidadão Petrolinense em 2016. (foto: reprodução/Edenevaldo Alves)

A última vez que eu assumi a prefeitura foi em 1977. Em 1976, houve um grande seca no Nordeste e começava a irrigação em Petrolina. E o que aconteceu é que esses Nordestinos todos abriram muitas favelas, barracos de papelão e foram pra trabalhar na irrigação. Eu dava os ônibus para que eles irem pra irrigação. Em 77, comecei a fazer as obras. Conseguimos 49 projetos em Brasília, conseguimos dinheiro do Banco Mundial, do BNH (Banco Nacional da Habitação). Essas contas todas foram, posteriormente, aprovadas com louvou e unanimidade. Não houve corrupção, não houve diferença de valores.

Então, primeiro acabamos com a favela, fizemos o José e Maria, que foi uma homenagem que eu fiz a Nossa Senhora. Porque os nordestinos que vieram pra Petrolina pra não morrerem de fome e de sede. E José e Maria fugiram do Egito para salvar Jesus.

(foto: reprodução/ Carlos Britto)

Lá onde era o Pedro Raimundo era a roça do lixo. Mandamos aterrar tudo e fizemos mil lotes. As Cohab’s todas negociamos e doamos os terrenos. O Aeroporto, que era onde hoje é a Univasf que era só mil metros, nós conseguimos construir um aeroporto de 3 mil e 300 metros. Na Orla era o matadouro de Petrolina. Nós transferimos o matadouro para o Jatobá. O Ceape nós fizemos pra ser o mercado produtor da região.

O Viaduto dos Barranqueiros a gente construiu. E tem muitas outras obras que nós construímos, mas, acima de tudo, fizemos um administração de humildade, de honestidade, aprendi a ouvir o povo. Eu tive a coragem de arrancar a porta do gabinete e botar no depósito.

(foto: reprodução/Carlos Britto)

O Futuro

Petrolina é uma cidade que hoje recebe gente de mais de 40 cidades do Piauí, da Bahia, de Pernambuco, do Ceará. Mas o prefeito atual está com toda disposição, muita ideias boas. Como Fernando Bezerra Coelho conseguiu se eleger senador, tem um filho deputado federal e outro estadual, formou esse grupo familiar que tem poderes e acesso à presidência da República.

Petrolina 124 anos

Eu quero aquela história de Dom Malan que disse: “Toda pessoa que chegar em Petrolina e beber a água do Rio São Francisco, pode ser de onde for, o coração fica de Petrolina”. Eu quero uma Petrolina onde todas as pessoas cheguem e encontrem trabalho, desenvolvimento e educação.

O meu desejo é Petrolina continue sendo aquela que muitos sonharam, que é a capital do São Francisco. Então, eu desejo muita felicidade para todos os petrolinenses. Muita paz, saúde, emprego pra todo mundo, oportunidade de trabalho e educação, porque só a educação, realmente, promove uma sociedade. Agora tem que acabar com essa corrupção no Brasil e voltar a ser um estado onde o político tem que ser honesto, humilde e aprender a ouvir o povo.