Dia Nacional do Forró é celebrado com homenagens a Luiz Gonzaga, em Exu, Sertão de PE

0
(Foto: Foto: Kris de Lima / TV Grande Rio)

Para celebrar o Dia Nacional do Forró onde, Luiz Gonzaga, caso tivesse vivo, completaria nesta sexta-feira (13), 107 anos. Na terra do Rei do Baião, em Exu, a data está sendo comemorada ao som da sanfona. A programação no Parque Aza Branca, que começou por volta das 5h. As festividades só terminam no domingo (15), com a tradicional missa em baixo do pé de Juazeiro.

A concentração dos sanfoneiros, vindos de várias partes do Nordeste, começou cedo, no Centro de Exu. Por volta das 8h, os músicos saíram pelas principais ruas da cidade tocando sucessos que marcaram a carreira do Rei do Baião.

A ‘sanfoneada’, uma passeata embalada pelo som do forró, seguiu até o Parque Aza Branca. Um percurso de cerca de 2 km, marcado pela reverência a um dos maiores nomes da cultura brasileira.

O ator e sanfoneiro Chambinho do Acordeon, que interpretou o Velho Lua no filme ‘Gonzaga: de Pai para Filho’, também esteve presente na festa em homenagem ao Rei do Baião, a quem ele descreve desta maneira. “Luz Gonzaga é poesia. Luiz Gonzaga é saudade. Luiz Gonzaga é sanfona e baião”. (Fonte: G1 Petrolina)