Descaso: moradores do bairro Henrique Leite denunciam a falta de água há mais de um mês

0

O bairro Henrique Leite fica localizado próximo ao Rio São Francisco, em Petrolina. O lugar é um atrativo para a construção de condomínios de luxo da cidade. Em contraste a toda essa exuberância, populares que moram aos arredores desses condomínios, sofrem com a falta de assistência básica. Em contato com o Programa Nossa Voz, moradores do Henrique Leite relatam que passam mais de 30 dias sem água e relatam abandono do poder público.

A representante do bairro, Claudia Ferreira expõe a calamidade que a população vive. “Já falta água há muito tempo. A gente sabe que, nos condomínios de luxo que estão em volta do nosso bairro,  não falta água de jeito nenhum. Mas para gente, do bairro periférico falta, sem contar nos esgotos estourados. Vivemos na esperança desse saneamento” contou. 

Por anos, os moradores aguardam o saneamento do bairro. Enquanto esse sonho não se realiza, eles precisam conviver com o esgoto a céu aberto, fedentina e acumulo de muriçocas. Confira as fotos:

Luciano, que reside na rua 16, diz que está sem água há mais de 30 dias, “ eu pago para os meninos para pegar água na carroça de burra”, ele fala que “a conta não falha, todo mês ela chega certinha” .

Reforçando a constante falta de água, Rosagela, que mora na 17, revela que “não tem água para beber, nem para lavar roupa, muito menos de madrugada está chegando água para gente […] eu levanto 3h30 da manhã para pegar água em outro bairro pra poder cozinhar e tomar banho”. 

Mesmo com vários dias sem um pingo d’ água descer das torneiras, os populares sofrem com as taxas que chegam todo mês, pontualmente. A falta do básico, custa caro para quem já sofre com a carência do saneamento básico e com a dignidade de viver bem. 

O Programa Nossa Voz entrou em contato com a Compesa, empresa responsável pelo abastecimento de água, e aguarda um posicionamento.