Covid-19: Fiscalização do comércio ambulante é intensificada em Juazeiro

0
(Foto: Divulgação)

Em mais uma ação de fiscalização do cumprimento às medidas de combate ao coronavírus, as equipes de fiscalização da Prefeitura de Juazeiro compostas por servidores da Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (SEMAURB) e da Guarda Civil Municipal fiscalizaram nesta quarta-feira (15), pontos estratégicos de comércio ambulante na cidade. Entre eles as rotatórias do Mercado do Produtor, localizadas entre a BR-235 e a BA-210, pontos de aglomeração constante por conta da comercialização ambulante.

Além de orientar e dispersas os comerciantes informais a equipe de fiscalização interditou a área a fim de coibir novas aglomerações. “Por ser uma área em que a população está persistindo no descumprimento optamos por isolar, para assim coibir a aglomeração constante e através do diálogo vamos conscientizando os comerciantes”, explica o coordenador de ordenamento urbano, Marcos Leite.

A comerciante informal Maria Constantina afirma que depois das orientações recebidas passou a ter mais informações. “Aqui o pessoal sempre fala desse assunto com muita brincadeira, ficamos sem saber o que realmente é verdade. A partir do momento que vemos profissionais orientando, passamos a ter mais consciência de toda a situação. É difícil para de trabalhar, mas é muito necessário para nos mantermos vivos e com saúde”, disse a comerciante.

De acordo com o titular da SEMAURB, Gilson Araújo, as equipes de fiscalização estão percorrendo toda a cidade para assegurar o cumprimento do decreto de fechamento do comércio. Muitos comerciantes compreendem a situação e estão colaborando. Nosso papel no primeiro momento é o de orientar uma vez que nem todos têm conhecimento dos decretos, mas caso persistam vamos autuar. Não é nosso desejo ter que chegar a esse ponto, mas caso seja necessário será feito, pois o que está em foco é o combate ao Coronavírus ”, salienta o secretário Gilson Araújo.

Em caso de denúncias as pessoas poderão ligar para os números (74) 3612-3583, 99198-3908, 98808-6818 e 153. Os comerciantes que já receberam as orientações das equipes de fiscalização e se persistirem com o descumprimento dos decretos, serão autuados e podem ser multados, uma vez que os decretos têm como base o Código de Policia Administrativo – lei nº 018/2016. Os valores das multas podem variar de R$ 133,00 a R$ 2.660,00