Covid-19: 100% dos trabalhadores da saúde do Hospital Dom Malan já receberam a primeira dose da vacina

(Foto: Reprodução)

O Hospital Dom Malan atingiu hoje (19) a marca de 100% de imunizados na primeira etapa da vacinação contra a Covid-19. Garantidas pelo Governo do Estado, as vacinas começaram a chegar no final de janeiro e seguiram uma lista de prioridades, com ênfase nos profissionais que atuam na linha de frente do enfrentamento à pandemia.

“Todos os nossos trabalhadores já tomaram a primeira dose e a partir da próxima semana iniciaremos a segunda, seguindo o mesmo protocolo inicial. Sem dúvida, é uma alegria muito grande podermos atingir essa marca. É realmente a renovação da esperança. Esperamos muito por essa vacina e estamos felizes que tenha chegado. Agora é trabalhar para cumprir a meta da segunda etapa”, ressalta a coordenadora de enfermagem, Fátima Leal.

Cuidados continuam

Vale lembrar que a Organização Mundial de Saúde (OMS) alertou que, no atual contexto de grande circulação da covid-19 em muitos países, mesmo os vacinados contra o vírus devem manter os cuidados recomendados, como uso de máscaras e distanciamento social.

Nenhuma das vacinas disponíveis é 100% eficaz. Os vacinados podem, por exemplo, desenvolver apenas casos leves da doença, mas ainda assim contaminar outras pessoas. Quanto mais o vírus circular, maior o risco de surgirem cepas resistentes a alguma vacina.

Todos devem manter os cuidados básicos de prevenção, imunizados ou não. Mesmo com as vacinas começando a proteger os mais vulneráveis, o Brasil e o mundo não vão atingir uma imunidade de rebanho em 2021.

Compartilhe:

Ouça nosso podcast: