Convenção do PSDB – “Eu quero ser senador de Pernambuco, eu sei como levar água para as torneiras das pessoas”, afirma Guilherme Coelho

0

Ao confirmar seu nome na disputa pela vaga ao Senado Federal, Guilherme Coelho relembrou a trajetória de luta da sua família em prol da transformação da vida do povo Pernambucano. Durante a convenção do PSDB, realizada neste sábado, no Clube Português, no Recife, ele apresentou sua experiência política e administrativa que o habilita a colocar em prática uma das suas principais prioridades: levar água para as torneiras do povo pernambucano. 

“Toda caminhada tem um primeiro passo e nós estamos dando o primeiro passo. E eu peço que Deus nos ilumine. Ilumine a você Raquel, a Priscila, a mim e a todos que estão aqui”, iniciou. Guilherme também se apresentou aos presentes e falou sobre Petrolina, que de uma terra de passagem se transformou num dos maiores polos de fruticultura irrigada do Brasil.

 “Petrolina há 60 anos era muito seca, não chovia. Pessoas que fugiam da seca dos estados vizinhos iam a cidade ficar a beira do Rio São Francisco”, apontou. Era lá também que as pessoas pegavam um vapor com destino a São Paulo, em busca de emprego. Em uma dessas viagens, quando Nilo Coelho, tio de Guilherme, e Osvaldo Coelho, pai do pré-candidato ao cenário, assistiram pessoas morrerem de fome. “Isso foi o que indignou a alma dele [Nilo Coelho] para entrar na política e fazer mudar a visão de Petrolina e trouxemos para lá as águas do São Francisco. Trouxemos uma palavra mágica chamada irrigação e quando ela chegou, tudo começou a prosperar, melhorar e as pessoas começaram a ter dignidade, trabalho, produzir e alimentar as suas famílias”. 

E é este modelo de desenvolvimento que Guilherme quer levar para Pernambuco. “Nós somos especialistas em levar água, por isso em Petrolina nós temos os canais de irrigação. E eu não consigo entender como este governo está aí e deixa o agreste passando sede. Porque as pessoas não tem água para beber, não tem água para prosperar as suas empresas, porque eles não tem compromisso. Eu quero ser senador de Pernambuco, eu sei como levar água, como chegar água nas torneiras das pessoas. Porque essa é a vida na nossa cidade e por isso ela cresceu”, reforçou. 

Mas além do desenvolvimento através da oferta de água a todas as regiões do estado, o pré-candidato também destacou a necessidade de prover o acesso à educação e qualificação profissional, relembrando a luta do seu pai, Osvaldo Coelho na implantação da Universidade Federal do Vale do São Francisco. “Ele queria que os filhos dos sertanejos tivessem a mesma oportunidade dos jovens de outros locais”. Isso modificou a história de vida das novas gerações. “Hoje vemos um vaqueiro que não sabe ler, mas tem um neto médico, advogado, engenheiro, porque nós cuidamos da vida do Sertão”.

É esta experiência que Guilherme apresenta a Pernambuco. “Eu conheço os caminhos de Brasília, eu fui deputado federal e sei a força de um senador. Um senador tem a força para trazer os recursos que o nosso estado precisa. E eu não vou abdicar disso, vou levantar esta bandeira, eu vou rodar este estado inteiro para que eu possa aprender com vocês a necessidade de cada cidade de Pernambuco. Nós queremos dar um basta num governo que dorme, que não acorda, que não tem compromisso. E este estilo de governo não é o nosso”, confirmou.