Condomínio construído em cima de lençol freático vem tirando o sono dos moradores há quase uma década; prefeitura de Petrolina emite nota

0

Há 9 anos os moradores do Condomínio Vila Verde, no bairro Antônio Cassimiro, em Petrolina,  conquistavam o sonho de morar na casa própria.  Mas a felicidade durou pouco tempo, ao descobrirem que o residencial foi construído em cima de uma lençol freático, causando acúmulo de água no terreno e diversos problemas na estrutura dos prédios.  

Em busca de soluções, os residentes do Vila Verde entraram em contato com o programa Nossa Voz para relatar os problemas vividos por quase uma década. “A gente está aqui há 9 anos,  só que sempre vivemos e sempre corremos atrás, mas até agora nada foi resolvido. Quando chove, a água não tem pra onde ir, ela desce e invade as casas dos moradores e perdem tudo”, contou Verônica, a  síndica do condomínio. 

 “A gente vive em cima de um lençol freático, aí quando chove se agrava muito mais, passamos a a madrugada inteira puxando água.  Pedimos ajuda aos vereadores, ao prefeito, a todo mundo que puder tá nos ajudando, que entre no condomínio residencial Vila Verde”,  contou a síndica. 

Nota da prefeitura

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Sustentabilidade de Petrolina informa que a Defesa Civil já esteve no Residencial Vila Verde, emitiu relatórios e vem acompanhando a situação do prédio. Foram constatadas construções de casas coladas ao muro do residencial, que provocam acúmulo de águas em períodos de chuvas. Será necessário elaborar um sistema de drenagem que atenda a rua e o residencial.

No momento, a equipe da SEDURBHS está realizando a fiscalização das casas para identificar se os proprietários realmente são os donos dos terrenos e, com isso, tomar as devidas providências.