Comissão Eleitoral esclarece detalhes sobre a escolha do novo reitor da Univasf

0
(foto: Milena Pacheco/Nossa Voz)

O vice-presidente da Comissão Eleitoral do processo de escolha da nova reitoria da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) (confira as chapas inscritas), Ubiratam Alves esteve no Nossa Voz nesta quarta-feira (16). Ele esclareceu detalhes sobre o pleito, que conta com quatro chapas concorrentes.

O primeiro turno da consulta eleitoral está marcada para o dia 5 de novembro, a votação será das 8h às 20h. “Pode haver um segundo turno caso nenhuma chapa atinja a maioria dos votos, ou seja, 50% + 1. E aí teremos o segundo turno, no dia 18 de novembro”, explicou Ubiratan Alves.

Estão aptos a votar todos os alunos dos cursos presenciais, EAD (que terão que comunicar em qual campus pretendem votar), os alunos do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera), que terão urna específica, além dos servidores efetivos, tanto os que atuam nos campi, quando os que estão cedidos para outras instituições.

A eleição segue o padrão do Tribunal Superior Eleitoral e será com cédulas, já que não foi possível a liberação de urna eletrônica. Ainda de acordo com o vice-presidente da comissão, a previsão é que no dia 6 o resultado da votação seja divulgado.

Condutas proibidas na campanha

A campanha eleitoral já está liberada. “Basicamente, eles podem fazer conversas, com os professores, atuar no corpo a corpo dentro das unidades. Eles podem utilizar meios de comunicação, desde que todos tenham as mesmas possibilidades”, afirmou Ubiratan Alves.

“Tá proibido: ofensas pessoais, a utilização de qualquer espeço institucional que não seja autorizado pela comissão. Tá proibido o uso do e-mail institucional, tá proibido carro de som dentro da universidade”, pontuou o vice presidente da comissão, destacando que nenhum ato de campanha pode atrapalhar o andamento das atividades dos campi.

A Comissão Eleitoral vai organizar três debates entre os candidatos. Em São Raimundo Nonato-PI, no próxima segunda-feira (21), em Petrolina, na quinta-feira (24) e último na unidade de Juazeiro, na terça-feira (29).