Com estoque baixo, Biama em Petrolina enfrenta dificuldade para alimentar bebês prematuros

0
Foto: reprodução/ Tv Grande Rio

Todo início de ano, os Bancos de Leite espalhados pelo Brasil enfrentam desafios para atender a demanda de leite para todos os bebês prematuros dos hospitais. A queda no número de doações costuma durar de janeiro até o mês de março. Em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, o banco está com apenas 1,5 litros de leite para alimentar toda as crianças recém-nascidas.

Quando um bebê nasce prematuro, ele não tem força suficiente para sugar o leite no peito. Sem esse estímulo, as mulheres não conseguem produzir leite suficiente. Noah, filho da auxiliar de cozinha Jaqueline Barbosa, depende do leite materno que é doado ao Biama. Sem estoque suficiente, a última alternativa é oferecer fórmula, um tipo de leite artificial, o que não é recomendado pelo Ministério da Saúde.

Mesmo com a pandemia, até o final de dezembro, o Biama da cidade estava recebendo muitas doações. A instituição fornece leite para os prematuros internados no hospital Dom Malan. Atualmente, 43 bebês que nasceram na maternidade estão na unidade de cuidados internos, 12 vieram de outras unidades e oito crianças estão na UTI.

“Infelizmente acontece de realmente faltar o leite e precisa iniciar a fórmula artificial, que é muito prejudicial, principalmente, para bebês prematuros que é nossa maior demanda no hospital”, lamenta a enfermeira gerente do Biama de Petrolina, Kaliane Medeiros.

As mulheres que produzem muito leite e querem doar, não precisam ir até o Biama. As equipes vão até as casas das doadoras cadastradas, orientam, ensinam a esterilizar os potinhos e como devem armazenar o leite até a entrega. “Nós seguimos os protocolos de proteção durante e após a coleta do leite. Ele vai passar por todo um processo de verificação e pasteurização para que seja ofertado da melhor maneira para o bebês”, diz Kaliane.

O banco também está precisando de doação de potinhos de vidro. Eles são entregues às mulheres doadoras. A dona de casa, Raquel Souza, amamenta a filha recém-nascida e doa o leite para outros bebês prematuros. “Muito feliz, muito gratificante saber que posso ajudar outros bebês, outras vidas, não tem nem explicação”, conta Raquel.

As mulheres interessadas em fazer doações de leite ao Biama podem ligar para o telefone da instituição através do número (87) 3202-2002. As pessoas interessadas também podem entrar em contato para doar os potes de vidro.

Fonte: G1 Petrolina