Cisp Regional retoma atividades em Juazeiro

(Foto: Divulgação)

O Comitê Interinstitucional em Segurança Pública (CISP) da Regional de Juazeiro retomou mesta quarta-feira, dia 28, suas atividades no município. A reunião, realizada no auditório do 3º Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação da Polícia Militar. A reunião teve o objetivo de apresentar o comitê e sua estrutura, bem como reafirmar o seu propósito de multiplicar ações e iniciativas interinstitucionais em segurança pública e defesa social, a partir da organização de uma rede articulada e integrada. A reunião foi presencial, respeitando todos os protocolos de prevenção à Covid-19, como distanciamento mínimo, aferição de temperatura, utilização de máscaras e uso de álcool 70%.

No encontro, o coordenador do Cisp da Regional de Juazeiro, promotor de Justiça Raimundo Moinhos, afirmou que “o momento é oportuno para dar continuidade às atividades do CISP”. Ele destacou a necessidade de atuar para a aprovação do Sistema Único de Segurança Pública (Susp) e para o cumprimento da obrigação dos Municípios em instituírem o Plano Municipal de Segurança. “A reativação do projeto permitirá o desenvolvimento de ações de redução e prevenção da criminalidade”, acrescentou o coordenador..

A promotora de Justiça Joseane Nunes ressaltou as boas experiências com a implementação do Cisp em Senhor do Bonfim e Jacobina, destacando o quanto a integração dos órgãos de segurança pública é importante para o efetivo incremento de política pública e institucional, com caráter interdisciplinar na educação, saúde, urbanismo, assistência social, para redução dos índices de criminalidade. Já a promotora de Justiça Thays Rabelo destacou que a integração é um dos princípios da Lei do Susp e vislumbra a reativação e estruturação dos conselhos comunitários como uma das pautas prioritárias a serem alcançadas. “Esses conselhos poderão se tornar destinatários das verbas oriundas dos acordos de não persecução penal, com vistas ao financiamento de projetos para o fortalecimento dos órgãos de segurança pública”, salientou..

Foram escolhidas as Câmeras temáticas do Cisp: Projetos Sociais; CVLI e suas causas; Enfrentamento da Violência Doméstica; Plano Municipal de Segurança Pública; Videomonitoramento; Estruturação dos CONSEG´s e ANPP; Saúde mental dos agentes de segurança Pública. Estiveram presentes na reunião promotores de Justiça Raimundo Moinhos, Coordenador do CISP; Joseane Mendes Nunes, Mayumi Menezes Kawabe, Sammuel de Oliveira Luna, Andréa Mendonça da Costa e Thays Rabelo da Costa; bem como representantes dos diversos órgãos parceiros que integram a o comitê.

Compartilhe:

Ouça nosso podcast: