Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Juazeiro prepara ações para o ‘Abril Verde’

0
(Imagem: Divulgação)


A Secretaria Municipal de Saúde de Juazeiro, através do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), está desenvolvendo ações do ‘Abril Verde’. A mobilização é para tratar do tema das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, com o objetivo maior de reduzir os acidentes de trabalho e os agravos à saúde do trabalhador, e mobilizar o envolvimento da sociedade, órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações, sociedade civil organizada, para prevenir e alertar sobre esse tipo de ocorrência no ambiente de trabalho.

O dia ‘D’ da mobilização será em 28 de abril, data que marca em todo o mundo o “Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho”. A data foi instituída por iniciativas de sindicatos canadenses e escolhida em razão de um acidente que matou 78 trabalhadores em uma mina no estado da Virgínia, nos Estados Unidos, em 1969. No Brasil, em maio de 2005, foi promulgada a Lei Nº. 11.121, criando o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.
Ações em Juazeiro

Em Juazeiro, o Cerest fará ações de conversas e panfletagem nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), rede de atenção especializada e equipes de urgência e emergência.
“Queremos fazer a distribuição de laços verdes, numa simbologia à data, mas principalmente, orientar sobre prevenção e saúde do trabalhador, a exemplo do uso dos equipamentos de proteção individual (EPI’s), e falar sobre a atuação do Cerest como centro de referência em Juazeiro para a saúde do trabalhador que está adoecido e precisa do nosso auxílio”, explicou a gerente do Cerest, Ana Cleide da Silva Dias.

Serviço

O Cerest de Juazeiro funciona na Rua Patativa do Assaré, nº 279, bairro Maringá, com atendimento das 8h às 12h. O telefone para contato é (74) 3611- 5376.