Central da Caatinga firma parceria com Prefeitura de Juazeiro em busca de fortalecimento para projetos de comercialização

0
Foto: Divulgação

Com sede em Juazeiro, representantes da Central da Caatinga, em visita ao gestor da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária, Carlos Neiva, buscaram viabilizar apoio à comercialização das cooperativas e dos núcleos da sua base social, juntamente às instituições e empresários.  Ao todo, são nove cooperativas singulares afiliadas e 20 grupos produtivos que se fortalecem através de um trabalho em rede com produtos da base familiar, primando pela preservação do meio ambiente, fonte principal da matéria-prima.

Com um projeto estruturado e completo, como assistência técnica e manejo, a equipe conta com um núcleo que envolve quatro territórios na Bahia, cuja proximidade de relações e vocações econômicas beneficia uma produção assistida, com vínculo ao mercado. Essa referência na comercialização e consumo de produtos agroecológicos da agricultura familiar, chega para agregar valor e facilitar o diálogo entre agricultores e empresários.

Missão

A missão da central é contribuir com o desenvolvimento sustentável dos agricultores e agricultoras familiares do semiárido brasileiro. “É um apoio às cooperativas como um todo. Estamos à disposição da Central da Caatinga, para trabalhar diretamente com as organizações”, explica Luzinete Ribeiro, técnica da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e assessora da Central da Caatinga. 

Durante a conversa, o titular da ADEAP, Carlos Neiva garantiu que as portas estarão abertas. “Enquanto prefeitura, sob o comando da prefeita Suzana Ramos, nossa missão é ter uma visão ampliada para a nano, micro e pequena economia. A prefeitura será a porta de entrada para as reivindicações e atender às necessidades de todos os grupos produtivos”, garante o secretário.