Campanha “Doe sangue, doe vida”, reforça estoques do Hemoba e incentiva população a doar sangue em Juazeiro

(Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Juazeiro encerrou nesta sexta-feira (9) a campanha “Doe sangue, doe vida”, que teve como objetivo aumentar os estoques na unidade do Hemocentro da Bahia (Hemoba), que atende dez municípios da região e vem enfrentando queda nas doações durante a pandemia.

A iniciativa foi da Companhia de Segurança, Trânsito e Transportes (CSTT), com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), e entre os dias 6 e 9 de abril, contou com o envolvimento voluntário de servidores públicos e colaboradores da prefeitura que se empenharam para ajudar tantas pessoas que nesse momento precisam de uma doação, em uma corrente de solidariedade diante de estoques tão baixos. 

Toda a ação resultou em um bom número de doações e como um incentivo para novos voluntários. O diretor-presidente da CSTT, Tenório Filho, falou da iniciativa e convocou a população a continuar doando. “Essa iniciativa foi muito importante e temos que manter esse espírito de ajuda ao próximo. Nossa campanha terminou, estamos ajudando dezenas de pacientes que estão nos hospitais, mas as doações precisam continuar acontecendo. Independente da pandemia, sejamos solidários”, disse Tenório.

Continue doando

O procedimento para doação de sangue é simples, rápido e seguro. Não há riscos para o doador, porque nenhum material utilizado na coleta do sangue é reutilizável, o que elimina qualquer possibilidade de contaminação.

Para realizar a doação de sangue, o voluntário deve comparecer ao Hemoba usando máscara, em boas condições de saúde, sem sintomas virais, pesar mais de 50 quilos, estar bem alimentado, ter dormido pelo menos 6h, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12h, não fumar por, pelo menos, duas horas, ter entre 18 e 69 anos incompletos e não ter feito tratamento dentário a menos de 7 dias. Além disso, para quem teve Covid-19, é preciso esperar 30 dias após a cura clínica, e apresentar documento original com foto.

Durante a pandemia, a recomendação do órgão é que pessoas com mais de 60 anos permaneçam em casa. O Hemoba fica localizado ao lado do Hospital Regional de Juazeiro (HRJ), no bairro Santo Antônio, e funciona de segunda a sexta-feira das 8h às 12h e das 14h às 16h30. A doação pode ser agendada através do número (74) 3611-7532.

Compartilhe:

Ouça nosso podcast: