Câmara de Vereadores de Petrolina aprova projeto de Lei que institui Dia Municipal do Rádio

0

A Câmara de Vereadores de Petrolina votou, na sessão de hoje (4) o projeto de Lei 073/2021, de autoria do vereador César Durando, que institui o Dia Municipal do Rádio, a ser comemorado anualmente no dia 06 de Abril, data em que se comemora o Dia Estadual do Rádio.

O projeto de lei foi aprovado por unanimidade, com 17 votos. Durando justificou a proposição com o objetivo de homenagear a Rádio Clube de Pernambuco, a primeira emissora de rádio no Brasil, surgida no dia 06 de Abril de 1919.

O projeto segue agora para sanção do prefeito Miguel Coelho.

Breve história da rádio

Em Pernambuco, a “Rádio Clube de Pernambuco” (opera no dial AM, na frequência 720 kHz), de propriedade dos Diários Associados, surgiu em 6 de abril de 1919 pelo então radiotelegrafista Antônio Joaquim Pereira, e é considerada como a primeira emissora de rádio do Brasil, apesar de muitos reconhecerem que Edgar Roquette-Pinto tenha fundado em 1922 a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro em âmbito legal. No entanto, sabe-se que a Rádio Clube foi a pioneira uma vez que fez a primeira transmissão oficial em um estúdio improvisado na Ponte d’Uchoa, no Recife. Porém existe outra versão da história, qual seja: Em 1923, a capital (Recife) recebe a primeira emissora com o nome de “Rádio Clube de Pernambuco”.

Na região do vale do São Francisco, especificamente em Petrolina o rádio surgiu em 1962 com a Emissora Rural, a Voz do São Francisco que foi a pioneira na região. Depois vieram outras, como a Rádio Grande Rio AM e FM.