Cachorro morde criança autista em Petrolina, mãe faz apelo

0
Foto-Pixabay
A raça dos cães nesta matéria, não foi divulgada pelos moradores. A raça Pinscher é meramente ilustrativa. (Foto: Ilustração/ Pixabay)

Nesta terça-feira (07), ao programa Nossa Voz, moradores destacaram com preocupação, ataques de animais soltos nas ruas e avenidas de Petrolina (PE).

Tatiane do Nascimento é mãe, residente na rua 41, do bairro Henrique Leite, e tem um filho autista, de apenas 4 anos de idade. Ela relatou que os cães abandonados pelas ruas têm sido um problema que tem se agravado a cada dia. “O cachorro que mordeu meu filho tem dona, precisei levar meu filho para o hospital, falei com a responsável pelo cão e ela não resolveu nada, nem me ajudou com a medicação. Aqui tem um idoso, ele é diabético e sempre que precisa sair de casa os animais tentam atacá-lo. Quero que alguém resolva essa situação”. A comunitária afirmou ainda que o cachorro está visivelmente doente, como por exemplo, sarnas.

O morador Xavier dos Santos, do bairro Dom Avelar, rua da Caridade, informou que existe um grupo de moradores em situação de rua, localizados no Centro de Petrolina, próximo a uma agência bancária, que ficam potencializando situações de ataques com os cães à população que passa pelo local da via. “Esses moradores que vivem aqui em situação de rua, eles criam uns cachorros. Quando a gente passa eles colocam os animais para atacar quem circula por ali. Isso é muito sério, pois uma pessoa já foi mordida”.

A sarna em cachorro é uma doença na pele (cutânea) que causa coceira intensa, feridas e até infecções. Os cachorros podem transmitir algumas doenças aos seres humanos quando eles não são devidamente tratados. As principais doenças transmitidas pelos bichos incluem micose, leptospirose, doença de Lyme, ancilostomose ou raiva.

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Petrolina, disponibiliza de um canal de atendimento, e solicita a quem identificar animal de pequeno porte, como cães e/ou gatos doentes, acionem a carrocinha através do telefone (87) 3867-4774. O atendimento é de segunda a sexta-feira, em horário comercial.