Cabrobó vai oferecer transporte gratuito para grávidas e puérperas serem vacinadas em Petrolina

0

Gestantes e mulheres que deram à luz há 45 dias, que residem em Cabrobó-PE, terão a oportunidade de tomarem a 1ª dose da vacina da Pfizer, contra o coronavírus. Segundo a Secretaria Municipal De Saúde, será disponibilizado transporte gratuito para conduzir as mulheres a Petrolina, cidade Polo, para aplicação do imunizante indicado pelo Ministério Saúde, para este grupo prioritário, mas que, no entanto, necessita de condições especiais de conservação – numa temperatura de até 70º.

De acordo com a Enfermeira Tamyres Brandão – Apoiadora do PNI (Programa Nacional De Imunização), a previsão é de que nesta quinta-feira (20) o primeiro grupo composta por 180 gestantes e puérperas, tomem a 1ª dose da vacina contra a Covid-19 em Petrolina. Para selecionar as primeiras a serem vacinadas, o município levou em consideração as unidades de saúde com maior número de mulheres cadastradas.

Ainda segundo Brandão as selecionadas nesse primeiro momento serão contatadas pela unidade de saúde. “Vamos ligar para elas e avisar da vacinação. Elas virão para a Secretaria De Saúde, de onde vai sair o transporte. Vamos fazer uma triagem para verificar se estão em condições de tomar a vacina. Elas precisam, por exemplo, não estar com sintomas gripais. Também vamos oferecer o apoio de Técnicos De Enfermagem para acompanhá-las durante a viagem a Petrolina” explicou.