Cabrobó: Mudança na Saúde expõe possível rompimento entre Prefeito e Vice

0

O prefeito de Cabrobó, Galego De Nanai (Avante), anunciou nesta quarta-feira (2), uma mudança na Secretaria de Saúde. Gilca Morais deixa a pasta e Mariane Mororó assume como nova titular da Saúde. Mais do que uma troca de nomes ou perfis, a mudança em uma das principais pastas do governo, tem impacto direto na âmbito político-administrativo, já que a gestão da saúde até então era delegada ao vice-prefeito, o médico Dr Lucas Novaes (Republicanos), responsável pela escolha de Gilca Moraes.

Procurada pelo jornalismo da Grande Rio FM, o prefeito preferiu não comentar neste momento o saldo político dessa mudança, preferindo ressaltar a gratidão pelos trabalhos prestados pela agora ex-secretária Gilca, e destacar a expectativa de que Mariane possa ter sucesso na nova missão.

Nós também conversamos com o vice-prefeito Dr Lucas, que declarou que ainda não foi comunicado oficialmente sobre a exoneração de sua indicada. Ele também preferiu não falar – pelo menos no momento, sobre o impacto desta mudança na sua relação com Galego.

Nos bastidores, o que se diz é que as relações entre prefeito e vice já estavam estremecidas há algum tempo e que um rompimento era apenas uma questão de tempo. Vale lembrar que recentemente Dr Lucas sinalizou apoio a pré-candidatura de Miguel Coelho ao governo do estado, enquanto Galego deve seguir as fileiras de Danilo Cabral. Mas uma conversa com interlocutores mais próximos, deixa claro que as diferentes escolhas no que diz respeito à sucessão estadual é apenas um copo d’água no oceano que separa Lucas de Galego nesse momento. Resta saber qual reflexo desse afastamento, no cenário municipal.