Cabrobó começa vacinar pessoas com comorbidades a partir de 40 anos

0
Foto: Mário Souza

A Secretaria De Saúde De Cabrobó intensificou neste fim de semana o cronograma de vacinação contra a Covid-19. Para isso, foi instalado um ponto de vacinação na sede da Secretária, ao lado do Hospital Municipal. No local, motoristas e pedestres que se enquadram nos grupos prioritários, podem receber a 1ª dose da vacina AstraZeneca, no período das 8 às 20 horas. Neste domingo (16), começaram a ser imunizadas as pessoas com comorbidades a partir de 40 anos. Também serão vacinados, pacientes que fazem uso de insulina e que tem acima de 18 anos.

Segundo a Secretaria de Saúde, Gilca Moraes a ideia é facilitar o acesso à vacina e avançar em outros grupos da população. “A ideia desse esquema montado aqui é agilizar a vacinação em nossa cidade, inclusive desburocratizando esse processo. Por isso, estamos convidando as pessoas que fazem parte desse grupo, para procurar o local de vacinação. Mesmo que a pessoa não possua um laudo médico atestando a comorbidade, ela pode trazer a sua medicação, ou uma receita ou qualquer documento que possa nos ajudar a comprovar a situação dela. Além disso, nossa equipe está preparada para avaliar cada caso e se a pessoa estiver enquadrada, será vacinada na hora” explicou.

Outro grupo de pessoas com comorbidades que seguirá sendo imunizado inclui aqueles com idade de acima de 18 anos que tenham; Síndrome de Down, Obesidade Mórbida (IMC), Transplantados, HIV, Doença Renal, pacientes que fazem hemodiálise, Anemia Falciforme, Talassemia Maior, Hipertensos (que usam dois medicamentos) e pessoas inscritas no BPS com idade entre 55 e 59 anos.

Ainda de acordo com a Secretaria, outros pontos de vacinação devem ser montados na cidade para facilitar a imunização, dando à população a oportunidade de tomar o imunizante num local arejado e livre de aglomerações. Os novos pontos de vacinação serão  anunciados nesta segunda-feira(17).

Mário Souza – Nossa Voz/GRFM Cabrobó