Bancários querem protocolos unificados contra Covid-19

0

Diante do aumento de casos de Covid-19 e do surto de Influenza, o Comando Nacional dos Bancários cobrou à Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) a unificação nos protocolos de segurança.

Durante a negociação, realizada nesta terça-feira (18), o Comando reivindicou a suspensão das visitas aos clientes, por se tratar de um momento crítico, de intensa contaminação. Também quer a redução no horário de atendimento. Outro ponto tratado foi com relação a qualidade das máscaras, sendo melhor a distribuição da N95, comprovadamente eficaz.

Os bancários reforçaram que o atendimento via telemedicina precisa melhorar com urgência. A volta ao teletrabalho e o controle de entrada e saída dos funcionários nos prédios de grande concentração foram solicitados para barrar o contágio.

Os bancários defenderam testagem de todos os trabalhadores para detectar e barrar novas contaminações e também o reforço dos protocolos de distanciamento, assim como a utilização dos equipamentos de segurança como máscara e álcool gel e o fim da cobrança absurda por metas. A necessidade de cuidado com as pessoas do grupo de risco também foi levantada.

O diretor de Comunicação do Sindicato dos Bancários da Bahia, Adelmo Andrade, denunciou o caso de agências em que o funcionário apresentou teste positivo e continuou trabalhando. Há ainda unidades abertas e sem sanitização, com afastamento apenas das pessoas contaminadas, sem avaliação do restante do quadro. Outro problema é o desrespeito ao uso de máscaras no interior das agências.

Muitos relatos têm chegado aos sindicatos sobre os trabalhadores que não notificam casos de Covid e gripe por medo de demissão. Embora tenha enfatizado sobre a gravidade do coronavírus e do número alto de contaminações, a Fenaban justificou que as demandas serão levadas para os bancos e as respostas virão depois. Muita enrolação para um momento tão grave como o atual. O Comando espera que não demore e as respostas venham na próxima semana. Fonte: Bancários Bahia