Após três meses em queda, setor de serviços em PE cresce 2,5% em novembro

0

Com alta de 2,5% durante novembro do último ano, o setor de serviços pernambucano voltou a crescer após uma sequência de três meses em queda.

O dado, divulgado nesta quinta (13) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) por meio da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), coloca o estado na 4º melhor colocação do país durante o período pesquisado, perdendo apenas para São Paulo (4%), Santa Catarina (3,7%) e Sergipe (3%). Já no Brasil, o crescimento em novembro ficou ligeiramente abaixo do resultado de Pernambuco, com alta de 2,4%.

Setor de serviços cresce 2,4% em novembro, após dois meses de queda. Já na comparação entre novembro de 2021 e o mesmo período do ano anterior, a alta no estado, de 9%, ficou abaixo da média nacional, que registrou um avanço de 10%.

O resultado é semelhante no acumulado de 2021, com aumento de 10,5% em Pernambuco e 10,9% no Brasil de janeiro até novembro. Entre as atividades de serviços abrangidas pela PMS, o segmento de serviços prestados às famílias, que vem se destacando desde o mês de abril do ano passado, foi o que mais cresceu em novembro de 2021, com alta de 25,7%.

O segmento inclui, por exemplo, hotéis, bares, academias e salões de beleza, negócios mais dependentes do atendimento presencial e que apresenta resultados expressivos por conta do avanço da vacinação contra a Covid-19. Já os serviços profissionais, administrativos e complementares subiram 14%, enquanto os transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio avançaram 10,9%. Em seguida, aparecem os serviços de informação e comunicação, com alta de 5,4%. Apenas a categoria outros serviços, que inclui a compra, venda e aluguel de imóveis, atividades de apoio à agricultura, à pecuária e gestão de resíduos sólidos, registrou queda de 21,7%. Na comparação do resultado de novembro de 2021 com o mesmo período do ano anterior, o segmento dos serviços prestados às famílias também esteve na frente, com 43,7%, seguido pelos transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio, que avançaram 10,3%. Já os serviços profissionais, administrativos e complementares cresceram 9,2%, enquanto o volume dos serviços de informação e comunicação aumentaram 3,2% e o dos outros serviços 0,4%.

TURISMO

Enquanto isso, o índice de volume de atividades turísticas no estado sofreu uma queda de 1,1% em novembro de 2021. Esse é o menor percentual entre as 12 localidades pesquisadas, empatado com o Espírito Santo. Apenas outros dois estados registraram índices negativos no mesmo período: Bahia (-0,4%) e Santa Catarina (-0,2%).

No Brasil, o resultado foi positivo com alta de 4,2%. Comparando novembro de 2021 com o mesmo mês do ano anterior, Pernambuco está em oitavo lugar entre os estados pesquisados, com avanço de 24,4% nas atividades turísticas de janeiro a novembro.

O resultado é ligeiramente inferior ao nacional, que registrou alta de 25,5%. Os outros dois estados nordestinos pesquisados, Bahia e Ceará, tiveram avanço superior, de 44,5% e 28,1%, respectivamente. No entanto, na variação acumulada do ano, Pernambuco ficou na segunda posição, com 42,7%, atrás apenas da Bahia que cresceu 49,3% no mesmo período. O índice do Brasil, por sua vez, subiu 21,1%.

No acumulado dos últimos 12 meses, as duas primeiras posições se repetem, tendo a Bahia na liderança, com 39,4% e Pernambuco em segundo lugar, com alta de 33,9%. No Brasil, o aumento foi de 13,9%.