Após mandar fotos da cirurgia, mulher recebe curativos pela UBS do Projeto N-7 e lamenta; “me sentir humilhada”

0
De acordo com Cecília, o médico recomendou a troca dos curativos duas vezes ao dia. (Foto: Nossa Voz)

A Unidade Básica de Saúde (UBS), do Projeto N7 em Petrolina foi alvo de denúncia na manhã desta segunda-feira (19), no programa Nossa Voz. Cecília Maria da Silva, de 37 anos, contou que nunca viveu uma humilhação desse tipo, “ter que fazer uma foto da própria cirurgia para servir de comprovação e receber o material de curativos”. Na última quinta-feira (15), ela passou por uma histerectomia – é uma cirurgia ginecológica onde é feita a remoção do útero, podendo ser realizada por via laparoscópica, abdominal ou vaginal.

“Meu esposo foi ao posto de saúde para pegar o material, para fazer meus curativos, passei por uma cirurgia tem 4 dias. Estou indignada. Ele levou meus documentos, os papéis da cirurgia, mas ao chegar na unidade de saúde foi informado que não serviam. Isso é revoltante, pois ele precisou voltar em casa, e fazer uma foto minha, e da cirurgia, como comprovação, estou me sentindo humilhada”, desabafou com indignação, Maria.

“É certo isso, levar uma foto da cirurgia para comprovar se estou mesmo operada? Após fazer a foto, no caminho de volta para a UBS, meu esposo encontrou o médico, ele relatou o caso e o médico disse que esse procedimento estava errado. O posto de saúde daqui precisa melhorar o serviço, o povo fica calado, tem muita coisa errada ali. Saúde é um direito nosso, ninguém é melhor que ninguém”, contou a paciente.

A produção do Nossa Voz entrou em contato com a Secretaria de Saúde para saber quais são os requisitos para receber curativos e medicamentos pós cirúrgicos, e como é a comprovação para o recebimento do material.