Ano letivo na Rede Municipal de ensino de Juazeiro inicia na próxima segunda-feira (12)

(Foto: Divulgação)

O ano letivo na Rede Municipal de ensino de Juazeiro será iniciado na próxima segunda-feira (12), com a conclusão da programação da Jornada Pedagógica organizada pela prefeitura, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc). Mais de 35 mil alunos retornarão às atividades escolares, que serão realizadas na modalidade remota, nas formas síncrona e assíncrona, por meio da Plataforma Escola Presente (https://escolapresente.juazeiro.ba.gov.br/).

A Plataforma corresponde a uma sala de aula virtual, onde serão transmitidas aulas em tempo real (síncrona), no horário habitual das aulas presenciais, bem como, onde estarão disponíveis conteúdos gravados para dar suporte aos alunos (assíncrona). A Plataforma passou por adequações realizadas por especialistas em educação tecnológica da Seduc, e foi desenvolvido um ambiente intuitivo e de fácil manuseio pela comunidade escolar. Os alunos da Rede Municipal estão automaticamente cadastrados na Plataforma.

A Plataforma Escolar Presente será apresentada para toda a Rede Municipal de ensino, na próxima terça-feira (13).

Preparação

A Seduc vem realizando uma série de formações de caráter contínuo para profissionais da educação municipal, a fim de promover habilidades no uso de tecnologias digitais. As formações que iniciaram em fevereiro, já foram realizadas com mais de 2 mil educadores, entre gestores, coordenadores pedagógicos, professores e secretários escolares.

Para dar suporte aos estudantes, a Secretaria está articulando investimentos em materiais e serviços que permitam o acesso dos alunos às atividades remotas. Além disso, inicialmente, alunos da Educação Infantil terão à disposição, material impresso para dar suporte ao ensino em 2021.

Módulo Complementar 2020

O Módulo Complementar 2020, que corresponde a compensação de 54h (14 dias letivos) que não foram cumpridas pela educação municipal ano passado, devido à pandemia, terá início no dia 17 de maio. O Módulo Complementar 2020 será realizado de forma não-presencial, através da retirada de atividades impressas nas escolas, e os alunos também contarão com o auxílio remoto dos professores, por meio da Plataforma Escola Presente.

Compartilhe:

Ouça nosso podcast: