Ação alusiva ao ‘Agosto Lilás’ promete conscientizar juazeirenses pelo fim da violência contra a mulher nesta quinta-feira

0

Dando continuidade à programação alusiva ao ‘Agosto Lilás’, mobilização nacional voltada à conscientização para o combate da violência contra a mulher, a Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes), juntamente com o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher de Juazeiro (CMDDM) realiza nesta quinta-feira (10), um ato de conscientização pela defesa da vida das mulheres, a partir das 8h15, na Praça Barão do Rio Branco (área próxima ao Banco do Brasil). 

A campanha iniciada oficialmente em Juazeiro na última segunda-feira (08), com a realização de uma palestra no auditório do Colégio Modelo, segue com ações durante todo o mês de agosto, como explica a presidente do CMDDM em Juazeiro, Anne Azevedo. “Amanhã será um ato de conscientização sobre o ‘Agosto Lilás’ e pela defesa da vida das mulheres. Faremos panfletagem na região central da cidade, conscientizando a população e divulgando o papel do Conselho Municipal da Mulher e como as mulheres podem denunciar casos de violência”, assinala, Anne Azevedo, acrescentando que bairros que apresentam altos índices de violência também receberão as ações da campanha. “Visitaremos áreas mais vulneráveis da cidade para distribuição desse material, como residenciais e bairros que apresentam maior índice de violência. A ação de divulgação inicia amanhã e vai se estender até setembro”, afirma.

Agosto Lilás

A campanha foi criada em referência à sanção da Lei Maria da Penha (Lei Federal nº 11.340/ 2006), assinada no dia 7 de agosto e que este ano completa 16 anos. Essa lei foi elaborada para amparar as mulheres vítimas de violência, seja ela física, sexual, psicológica, moral ou patrimonial e sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre o necessário fim da violência contra a mulher. O objetivo é dar visibilidade ao tema e ampliar os conhecimentos sobre os dispositivos legais existentes e como auxiliar as mulheres que sofrem essas violências, esclarecendo sobre as diversas formas de violência doméstica, sobre os direitos das mulheres e sobre a necessidade da equidade de gênero. (Ascom PMJ)