36º Festival de Violeiros acontece hoje em Petrolina

0

Com uma programação voltada à preservação e valorização da cultura nordestina, o município de Petrolina será palco, nesta segunda-feira (13), da 36ª edição do Festival de Violeiros, um dos eventos mais tradicionais do Sertão pernambucano. Quem for à Concha Acústica da Praça Dom Malan, logo mais às 19h, vai ter a oportunidade de conferir a arte de repentistas de renome nacional, que, através do improviso, talento e criatividade, transmitem alegria e humor.

Ao todo, 12 repentistas subirão ao palco a partir das 19h, encantando e divertindo o público de forma gratuita. Uma comissão julgadora formada pelos poetas convidados ficará responsável por avaliar critérios como métrica, rima e oração dos versos feitos pelos cantadores. O objetivo do evento, que faz parte do calendário junino de Petrolina, é divulgar, fortalecer e salvaguardar a cultura popular, com foco na poesia popular dos cantadores de viola.

Para o evento deste ano, cinco apresentações de duplas de violeiros estão confirmadas, além de apresentação final com a dupla convidada, Ivanildo Vila Nova (de Campina Grande-PB) e Raulino Silva (de Caruaru-PE). Os nomes para a disputa desta edição são os seguintes: Moacir Laurentino (Campina Grande), Rogério Menezes (Caruaru); Máximino Bezerra (Venturosa-PE); Antônio José (Afogados da Ingazeira-PE); Cícero de Souza (Serra Talhada-PE); Damião Enésio (Serra Talhada); Francinaldo Oliveira (São José do Belmonte-PE); Paulo Maia (São José do Belmonte); Antônio Severo (Exu- PE); e Zé Viola (Bocaína-PI).

O Festival de Violeiros é uma organização da Associação dos Cantadores e Poetas do Vale do São Francisco, com apoio da Prefeitura de Petrolina.

Espaço garantido

Para o secretário Executivo de Cultura, Cássio Lucena, a arte da cantoria faz parte da cultura nordestina e ganha um espaço importante no São João de Petrolina. “O festival de violeiros celebra e reverencia a nossa cultura popular, fazendo parte do calendário dos eventos culturais tradicionais do ciclo junino em Petrolina. Será uma noite rica de elementos tradicionais com a presença de artistas de várias cidades nordestinas, que irão compor cada rima e verso com muita autenticidade”, destacou Cássio.