2º Biesp anuncia redução de 45% nos homicídios e 42% nos roubos em Petrolina

0
Tenente Coronel André Luiz e Tenente Salvatore do 2º Biesp de Petrolina participaram do Nossa Voz. (foto: Milena Pacheco/Nossa Voz)

Os números de roubos e homicídios sofreram uma redução significativa nos últimos oito meses em Petrolina. De acordo com o levantamento do 2º Batalhão Integrado Especializado (2º Biesp), a redução de homicídios foi de 45% e a de roubos foi de 42% no município. Os números foram passados pelo comandante do 2º Biesp, Tenente Coronel André Luiz, e pelo chefe de Comunicação Social do 2º Biesp, Tenente Salvatore em entrevista ao programa Nossa Voz desta terça-feira (11).

“O perfil que podemos traçar é que uma grande parte dessas vítimas estão ligadas ao tráfico de drogas, ao uso ou ao tráfico. Mas também temos os crimes de proximidade. Temos crimes que acontecem dentro de casa em regiões que fica complicado para PM intervir”, analisou o Tenente Coronel André Luiz sobre os homicídios.

Desde julho de 2018, o trabalho de segurança foi intensificando na região com a chegada os 260 policiais do Biesp que atuam em Petrolina, Afrânio e Dormentes. Eles reforçam a segurança nos espaços mais críticos atendidos pelo 5º BPM.

Para o comandante do 2º Biesp, os números positivos também são resultado da adesão ao Disk-Denúncia do batalhão. “Nós queríamos criar um canal de maior proximidade com a população. Nós temos as redes sociais, mais com a criação desse número, ele funciona tanto recebendo ligações, quando como aplicativo de mensagem o WhatsApp”, explicou o Tenente Coronel André Luiz.

Através do (87) 98877-0741, o batalhão tem recebido denúncias de crimes de médio e grande porte, como tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo, sequestro, assalto, localização de homicidas, localização de foragido da justiça, crime de contrabando e outros, 24 horas por dia.

O 2º Biesp também vem intensificando a vigilância nas áreas rurais de Petrolina, inclusive com a disponibilização de viaturas permanentes nos núcleos irrigados, pra coibir ações criminosas nos locais mais afastados da zona urbana do município. Outro tipo de iniciativa é o Madrugada Segura, que vem ajudando a evitar ações criminosas a agências bancárias durante o período noturno.

São João de Petrolina

O 2º Biesp também destinou efetivo para reforçar a segurança no São João de Petrolina durante os dias de festa no Pátio de Eventos Ana das Carrancas. São 60 homens por dia só do Biesp e juntos com os policiais do 5º BPM totalizam mais de 200 policiais no posto de Comando Integrado no Pátio. Além disso, o restante do efetivo do 2º Biesp vai estar de plantão nas ruas de Petrolina durante o São João.